quinta-feira, novembro 24, 2005

MORREU MARCO UCHOA

Texto retirado da Folha

O jornalista Marco Uchôa, 36, morreu às 12h05 desta quarta-feira, em São Paulo, vítima de câncer, depois de dois anos de tratamento contra um osteossarcoma, tumor maligno ósseo. Uchôa trabalhava havia mais de dez anos na TV Globo, como repórter do "Fantástico". Foi jornalista da Folha, entre 1987 e 1991.O jornalista, que era repórter do programa "Fantástico" e colaborava com "Jornal Nacional", "Globo Repórter" e com o canal Globo News, deixou mulher e filho.
Uchôa formou-se nas Faculdades Integradas Alcântara Machado (Fiam). Seu primeiro trabalho foi aos 17 anos, na Folha. Atuou ainda no "O Estado de S. Paulo" e foi colaborador da revista "Marie Claire" antes de seguir para a televisão.

Ao atuar como jornalista investigativo, Uchôa fez, entre outras reportagens, uma que denunciou a fraude conhecida como "Dossiê Cayman", nas ilhas do Caribe.Seu livro "Crack, O Caminho das Pedras", da Editora Ática, publicado em 1997, ganhou o prêmio Jabuti como melhor livro-reportagem.
Na Globo, devido à semelhança de nomes, Marco era confundido com outro repórter da emissora, Marcos Uchôa, correspondente em Londres, responsável por coberturas como a guerra no Iraque e o tsunami. Apesar de nomes praticamente idênticos, eles não são parentes próximos. Veja nota divulgada pela Rede Globo:
"A TV Globo informa, com pesar, o falecimento do jornalista Marco Antônio Uchôa. Marco era repórter do Fantástico, tinha 36 anos de idade e trabalhava há mais de dez anos na TV Globo, onde realizou reportagens premiadas, que entraram para a história do telejornalismo brasileiro. Marco Uchôa, que estava em tratamento contra um câncer há dois anos e estava internado desde o dia 07 de novembro de 2005, em São Paulo, faleceu esta manhã devido ao agravamento de seu estado de saúde."

Uma grande perda pro jornalismo brasileiro, já que suas reportagens eram contundentes. Ele era jovem e competente. E se fosse o outro, seria mais perda ainda. Em nome da Rede Malas, todo nosso pesar à família de Marco Uchoa.

terça-feira, novembro 22, 2005

Record Rio estréia seus novos telejornais segunda-feira

Nesta segunda, dia 28, estréiam "Rio de Janeiro no ar" de 7h as 7h45 com Wagner Montes e "RJ Record" com Fábio Ramalho (ex-repórter da Record Brasília) e Carla Cecato. Márcia Peltier continua à frente do "Informe Rio" ao 12h10. A Record está juntando em seu elenco carioca, profissionais conceituados como Márcia Peltier e as promessas lançadas pelas outras emissoras, como a própria Carla Cecato que apresentava um programa sem destaque na Band-Rio e agora entra no horário nobre da emissora que está em alta por causa da boa aceitação no Rio da novela "Prova de Amor" que chega aos 16 pontos de média. Aliás, há pouco tempo, a Record Rio contratou João Pedro Barrocas, que apresentava o noticiário local da RedeTV! e com isso nosso amigo Tony Vendramini, se tornou apresentador desse noticiário, fazendo um grande trabalho. Por mais que se tenha muita coisa contra a Record, quando se observa de onde ela tira o dinheiro para esses investimentos, eles estão sendo muito bons para o mercado carioca de TV tanto na dramaturgia quanto no jornalismo, afinal desde que a Manchete começou a cair no começo da década de 90, o mercado de TV carioca ficou sem opção além da Globo. Contando que o SBT nunca investirá em nenhum mercado local, já que mal investe no mercado brasileiro, a RedeTV! ainda nem conta com programação local em alguns lugares e a Bandeirantes também não tem nem condições nem intenção de ampliar seus investimentos para fora de sua fortaleza do Morumbi, resta torcer pela iniciativa da Record.
E não é que o Netinho aprontou mais uma? Depois de espancar sua ex-mulher, a bola da vez foi o Repórter Vesgo do Pânico na TV...

sexta-feira, novembro 18, 2005

MOMENTO LUIZ MENDES
Como esquecer essa vinheta?

Hoje prestaremos uma singela homenagem à emissora que marcou uma geração, com uma das vinhetas mais bonitas desses 55 anos de Televisão Brasileira: a vinheta de abertura e encerramento da Manchete. Quem não se lembra daquele M sobrevoando as principais capitais do país, até pousar suavemente no prédio da Rua do Russel, onde hoje é a Universo? Pra explicar melhor como ela era e o sentimento de todo fã da emissora ao ver tal vinheta, com a palavra Diego Ramon:

Falar do Clipe de Abertura da Rede Manchete é, com certeza, falar do principal cartão de visitas eletrônico da emissora.
Sua primeira veiculação foi no dia da estréia da Manchete, em 05 de junho de 1983, um domingo. Após o término do discurso de seu fundador, Adolpho Bloch, surgiu a imagem do Sol, nascendo para mais
um dia. Em seguida, eis que aparece uma nave espacial, representada pelo seu logotipo, sobrevoando as principais capitais brasileiras. Uma viagem fascinante e espetacular, com uma trilha sonora
encantadora, composta pelo conjunto musical Roupa Nova (que faria também as trilhas sonoras de outras vinhetas da Manchete).
Depois de passar pelas capitais brasileiras, o "M" finalmente chega ao Rio de Janeiro. Após a vista privilegiada do Pão de Açúcar, um dos principais cartões-postais cariocas, o logotipo da emissora
aterrisa de maneira fantástica e impressionante no Edifício Manchete, localizado na Rua do Russel, 766-804, no bairro da Glória.
O clipe chamou tanto a atenção que acabou sendo adotada como vinheta de abertura e encerramento da programação da emissora.
Essa vinheta é considerada por muitas pessoas a melhor e a mais bela da história da TV brasileira. O clipe encantou todos aqueles que o assistiam pela primeira vez, e deixou uma boa impressão da emissora por onde passou, tanto em território nacional, quanto no exterior.
Essa "obra-prima" das vinhetas de TV foi criada pelo designer Aldir Ribeiro, na Manchete Computers Graphics, setor de computação gráfica da emissora. E foi por causa desse clipe de abertura, que o prédio-sede da Manchete carioca (assim como todas as emissoras próprias da rede) passou a ostentar um enorme logotipo de aço ao topo.
Um detalhe interessante é que, na vinheta, o logotipo ficava no lado superior direito do prédio. Mas, na realidade, ficava no lado esquerdo superior. Explica-se: No lado direito ficava a sede da Bloch Editores, no número 766, construída em meados dos anos 1970.
Já no lado esquerdo, ficava o prédio que abrigava a TV Manchete, no número 804, construído no início da década de 1980. Eram dois prédios num só, interligados por grandes corredores em todos os
andares. Tanto que haviam duas portarias: uma para a editora e outra para a TV.
Sendo assim, o Clipe de Abertura da Rede Manchete deve ser lembrado como um dos maiores momentos da história da TV brasileira. Uma pena que Aldir Ribeiro não conseguiu ser reconhecido por ter criado essa vinheta extraordinária. Aliás, por onde anda o Aldir? Ele merece ser congratulado pelo público devido à sua contribuição para a Televisão Brasileira e, também, para a Rede Manchete.


Feitas as devidas explicações, não deixaríamos de encerrar essa homenagem disponibilizando à vocês este clipe. Então, cliquem aqui e matem as saudades!

EDIT: De Diogo em Diego, acabei me confundindo. Sinceras desculpas pelo erro, Diego Ramon. Errar é humano.

terça-feira, novembro 15, 2005

RedeTV! fora do ar

O Fuxico

Desde a noite da última segunda-feira, dia 14, a Rede TV! está fora do ar. Quem sintoniza o canal só vê uma tela escura, sem qualquer aviso. O sinal da emissora foi interrompido pela justiça, devido ao não cumprimento de uma decisão judicial. Até a manhã desta terça-feira, dia 15 - coincidentemente na data em que a emissora completa seis anos - o sinal via antena da emissora ainda estava bloqueado. Porém, a transmissão via cabo não foi paralisada.

A determinação decorreu de uma decisão da juíza Rosana Ferri Vidor, que deferiu liminar do Ministério Público Federal, às 17h30, de segunda-feira, ocasionando a interrupção da transmissão da RedeTV!, o que foi feito por volta das 21h, quando a emissora de Alphaville exibia o TV Fama.

A suspensão do sinal ocorreu devido ao descumprimento, pela RedeTV!, de uma ordem judicial, na semana passada, a qual determinou que, no lugar da atração Tarde Quente, apresentado por João Kleber, a emissora deveria exibir um programa educativo. Segundo o MP, o programa de Kleber discrimina os homossexuais.

Na última terça-feira, dia 8, a RedeTV! tirou do ar o Tarde Quente, exibido às 17h, mas colocou no horário a reprise de um de seus programas, a série Vila Maluca. Dessa forma, descumpriu a determinação da justiça.

Procurada pelo site para comentar o assunto, a assessoria da RedeTV! não foi encontrada, devido ao feriado desta terça-feira.

A determinação da justiça deve manter a RedeTV! fora do ar no prazo de 48 horas. Caso o jurídico da emissora não consiga derrubar a liminar, o canal só volta na noite de quarta-feira, dia 16.

Entenda o caso

Na segunda-feira, dia 7, Sergio Gardenghi Suiama (Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal) e Adriana da Silva Fernandes (Procuradora substituta) obtiveram uma liminar que suspendia a apresentação do programa Tarde Quente, sob acusação de divulgação de homofobia. A ação foi apresentada pelo MPF e seis ONGs ligadas à defesa dos direitos dos homossexuais e dos direitos humanos.

Impetrado no dia 24 de outubro, o pedido do MPF é baseado em uma série de desrespeitos aos direitos humanos, exibidos no quadro de pegadinhas da atração.

Caso exibissem a atração, RedeTV! e João Kleber deveriam indenizar a sociedade por dano moral coletivo, no valor de R$ 20 milhões, o equivalente a 10% do faturamento bruto anual da emissora.

No lugar do Tarde Quente, a justiça determinou ainda que fosse exibido um programa educativo, produzido pelo MP. Porém, a RedeTV! colocou no ar uma de suas próprias atrações, a Vila Maluca.

segunda-feira, novembro 14, 2005

Fernanda Bak no Tudo a Ver

A Record continua tentando agradar aos cariocas e colocou Fernanda Bak, que era apresentadora do "Informe Rio" e atualmente é repórter, para substituir Patrícia Maldonado no "Tudo a Ver" durante suas férias. Oportunidade de todo o Brasil ver o talento da moça! Vale a pena conferir...

sexta-feira, novembro 11, 2005

Nova Record Rio

Como o Marcio falou, a partir do fim desse mês (dia 28 e não 21), a Record Rio inicia uma nova fase. Sai do ar o "Cidade Alerta Rio" na faixa noturna e entra no ar o "RJ Record" com apresentação de Márcia Peltier. E às 7h, entra no ar o "Rio de Janeiro no ar" com Wagner Montes. Versões cariocas do "SP Record" e "São Paulo no ar". Porém, isso tudo faz parte de um investimento de 3,5 milhões de euros da Record em sua emissora carioca que ganhará novos estúdios (gostaria de saber aonde), modernos equipamentos e ainda um helicóptero. Só que algumas dessas novidades só vem em janeiro. O departamento de jornalismo da Record Rio passa a se chamar Central Record Rio de Telejornalismo com sucursais em Niterói e Baixada Fluminense.

Pra completar

A novela "Prova de Amor" ambientada no Rio vem dando 16 pontos de média e 19 de pico por aqui. Em São Paulo, ontem a média foi de 14 pontos. Do jeito que vai, o SBT pode ir pensando no terceiro lugar.

quarta-feira, novembro 09, 2005

COMUNICADO URGENTE DO WAGNER

MINHA TROPA DO CORAÇÃO:Acabo de sair de uma reunião com o Bp.Natal,Diretor Geral da Record Rio de Janeiro que me comunicou que,por decisão da Direção Geral da Rede,O Cidade Alerta sairá da programação no dia 19/11.Mas já ficou acertado que, à partir do dia 21/11,eu estarei comandando o Rio no Ar,um telejornal diferente,abordando tudo o que acontece no Estado do Rio de Janeiro,das 7 às 7.45 hs,de segunda à sexta-feira.Se faz necessário para a Record do Rio aumentar os indices de audiencia na parte da manhã,alavancando assim,toda a programação da emissora.Portanto,mais uma missão me foi destinada e, eu tenho certeza de que junto com a minha tropa,iremos arregaçar.Ontem em casa,por coincidencia ou não,assisti o filme Alexandre"O Grande" .Não tenho nenhuma atração por homens e nem morrerei envenenado mas, com o exercito que comando,conquistarei terras novas.Um beijo no coração e PRÁ CIMA DELES.

Pelo que ele disse em seu programa na CNT hoje, será realmente a versão carioca do São Paulo no Ar.
E não é que o Tarde Quente foi barrado mesmo? Será que a Rede TV se ferra em definitivo nessa também?

terça-feira, novembro 08, 2005

Os otakus têm mania de perseguição, mas no final da última semana tivemos a prova definitiva de que a censura não ocorre só com eles. Depois dos cortes em Xica da Silva mencionados pelo folclórico Fernandho Moreno, agora foi a vez da novela América da Globo, que em seu último capítulo teve cortado de sua exibição o tão esperado e polêmico beijo gay. Os leitores deste espaço são contra ou a favor da "Kenshinzada" no final da novela?

sexta-feira, novembro 04, 2005

TV ARGH!

TV Nordeste Brasil com Petrúcio Mello (TV DIÁRIO - hoje)

1 - O Esculacho já começa na abertura: bailarinas falam os lemas da emissora e do programa, durante uma contagem regressiva tosca.
2 - AS DANÇARINAS NÃO SABEM DANÇAR DIREITO!

3 - Na abertura, enquanto dava bom dia aos telespectadores, ele agradeceu à "grande" audiência.
4 - No cenário, todas as capitais do Nordeste, menos às de CEARÁ E PIAUÍ!!!
5 - O programa seria dedicado ao Maranhão, logo Petrúcio mandou abraços pros Sarney
6 - Petrúcio fez um desafio à também maranhense Alcione: "será que você poderia se encontrar com uma cantora que tem a mesma voz sua e é sua sósia, porque hoje vou apresentar essa cantora, que é sua fã e pode ser sua filha".
7 - E os aplausos continuam SAMPLEADOS!
8 - Petrúcio ainda homenageou o "apresentador mais visto de São Paulo", um tal de Jorge Paulo! QUAIN???
9 - O juri do programa: um "empresário", um "dono de lojas", uma ex-Banana Split, um tal de Edson, Andrea Bressan, uma "apresentadora" chamada Dany Vieira, o fotógrafo Góes, um tal de Misael, Cerqueira Santos e Ivo Holanda, o rei da pegadinha. Com exceção do último, só gente "conhecida". Ê lasqueira!
10 - Finalmente a tal sósia da Alcione entrara no palco: Liz Gomes. Além de em nada se parecer com a Alcione, ela canta tão mal, mas tãããããããããããão mal, que a própria Alcione deve tá tapando o ouvido.
11 - E no GC: "todo mundo diz que ela é filha da Alcione, mas nada foi comprovado". Realmente, pois da Alcione ela não é filha MESMO!

12 - E a letra da música dela diz: "surgiram perseguições". Estranho...
13 - A mesma letra fala: "surgiram relações carnais que me incendiou..."! SEM PALAVRAS!!! ARGH!!
14 - Fuxico do Petrúcio: ela é mulher de um delegado de polícia. E eu com isso?
15 - O mesmo Petrúcio e o tal Misael puxaram o saco dela
16 - Pro Petrúcio, a TV Diário é a imagem gloriosa da Região Nordeste.
17 - Muitas vezes esquecem-se da vinheta de aplausos, mostrando que só UM GATO PINGADO tá na platéia. Boa tentativa, Petrúcio.
18 - A Liz disse que já se encontrou com a Alcione, mas o mala continua insistindo que as duas vão um dia se encontrar.
19 - Diálogo tosco:
"Petrúcio: Você quer ver a Alcione?
Jurada: Um pouco!"

20 - A segunda música cantada pelo clone falso da Alcione falava do Rio de Janeiro. E não saia do lugar: "Rio, teu cenário é uma beleza", "meu samba verdadeiro nasceu no Rio de Janeiro", "Rio, terra de glória e de samba", dentre outros clichês.
21 - E Petrúcio, enquanto ela cantava, parecia que mastigava alguma coisa. Ê visão do inferno.
22 - Jabá? Sim, mas não de câmeras digitais e aparelhos de ginástica que dão choque, mas sim de um hotel, o Othon Iracema e de um restaurante, o Harry's Bar.
23 - E ele ainda apela prum desfile de Lingerie, mas de uma marca chamada Caroline Lingerie. Nesse desfile Petrúcio, que outrora estava de terno preto sem gravata, agora está de camisa xadrez tosca! Meu Deus!
24 - Pelo menos a modelo é gostosa. Alguma coisa tem que salvar, né?
25 - O dono da loja: "quero agradecer às ligações que as pessoa fizeram". Eita...
26 - O programa é tão independente, mas tãããããããão independente, que até algumas propagandas são próprias.
27 - Na vinheta do comercial, Petrúcio ia falar "Bahia"!

28 - Na volta do mesmo, ele estava de terno e gravata.
29 - QUEM É JORGE PAULO????
30 - A mulher desse seja-lá-quem-for, diz que foi a deputada estadual mais votada do Brasil. E eu acredito em Papai Noel
31 - O mesmo sei-lá-quem foi homenageado com o tal "chapéu-de-couro-da-amizade". Belo prêmio, hein?
32 - O Misael puxou o saco do tal de Jorge Paulo.
33 - Apareceu um filme de mil novecentos e não-sei-quando, dele cantando com Luis Gonzaga. Nível Cris Lyra (hoje ela cantou parte do hino do Flamengo. Não canta tão mal).
34 - Depois que Petrúcio disse que Luiz Gonzaga estava em outro planeta, não aguentei e joguei a toalha. Argh!

quarta-feira, novembro 02, 2005

O Plantão Malas informa...

O apresentador Luciano Faccioli, da Record, passou mal e desmaiou na manhã desta quarta-feira enquanto apresentava o telejornal "São Paulo no Ar". Faccioli foi levado às pressas para o hospital São Camilo, em São Paulo, onde está internado. Seu estado é considerado "delicado".

Vítima de diabetes, e sofrendo um princípio de trombose na perna, o apresentador sentiu-se mal, com tonturas e ânsia. O telejornal não foi interrompido --prosseguiu com imagens a partir do helicóptero Águia Dourada, que sobrevoava São Paulo e narração em off de Fabíola Figueiredo

Segundo o site da Record, Faccioli está com 38 anos.

Além do telejornal "Bom Dia Cidade", Faccioli tem o quadro "Assim Não Dá" --no qual faz denúncias e reportagens investigativas-- no programa vespertino "Tudo a Ver", de Paulo Henrique Amorim.

Não há previsão de divulgação de boletim médico.


Agradecimentos ao Edu Cesar pela fonte e nossos votos de melhoras pro Faccioli.